BLOG

BLOG

Por VENEZA SERVIÇOS 8 de maio de 2018
Se fizermos uma linha do tempo sobre as organizações e suas mudanças, poderemos perceber facilmente um ciclo de aperfeiçoamento constante. Aperfeiçoamentos estes que são cada vez mais frequentes e rápido. 
A lista de motivos é extensa, mas poderemos citar algumas causas como: escassez de recursos, avanço da tecnologia e aprimoramento da mão de obra, por exemplo.

É comum de tempos em tempos surgirem modelos de negócios e/ou formatos de gestão que se apresentam como uma espécie de nova era para os negócios. Consigo lembrar de alguns modelos que surgiram e logo se transformaram em "verdade absoluta", são eles: reengenharia, downsizing, total quality e empowerment. Estes modelos tiveram uma alta aceitação, mas não foram duradouros, logo foram substituídos por modelos mais completos.

Quando me perguntam se a TERCEIRIZAÇÃO não será uma nova "modinha" que, daqui a pouco será substituída, eu respondo o seguinte: A terceirização é uma espécie de união de vários modelos de gestão, e que sempre parece se atualizar. A terceirização se bem aproveitada, oferece não apenas um caminho, mas vários caminhos que levam a eficiência na utilização dos recursos.

PRINCIPAIS VANTAGENS COMPETITIVAS:

1. DIVISÃO DO TRABALHO (ESPECIALIZAÇÃO)

A atividade empresarial oferece riscos, e uma boa forma de diminuí-los é dividindo esses riscos. A divisão do trabalho, da gestão, leva a uma especialização do mesmo, tendo em vista que o foco não será na estrutura completa, mas sim em partes dessa estrutura. Isso permite que todas as tarefas possam receber foco e por consequência serem aperfeiçoadas.

As empresas já perceberam que tentar manter o controle total de suas atividades, afeta a performance destas, tornando-as muitas vezes lentas e burocráticas.

2. GANHOS DE PRODUTIVIDADE

Quando se estabelece a horizontalização e cooperação entre empresas, se torna possível aproveitar os ganhos de produtividade que a cadeia produtiva proporciona. A ação conjunta de empresas em prol do resultado final, gera diferenciais competitivos, afinal o que antes era produzido e gerenciado por apenas uma empresa, através da terceirização passa a ser dividido, incorporando assim novos conhecimentos e novas estratégias para o negócio.

3. REAL VOCAÇÃO

A terceirização é uma ferramenta de gestão, e como tal, apresenta diversos benefícios diretos e indiretos. Outra grande vantagem, talvez a que mais impacta no todo é a possibilidade de foco na real vocação das empresas. A aquisição de bens/serviços especializados de forma sistemática, para serem integrados nas atividades meio e atividades fim da empresa, permite a concentração de energia naquilo que é o motivo da empresa existir, com intuito de potencializar os ganhos em qualidade e produtividade.

CONCLUSÃO

 A terceirização oferece um conceito e práticas amplas que sempre se tornam atuais, tendo em vista que o estreitamento de relações e a tendência no mundo por globalização, atuam como fomentadores do modelo de produção: VAMOS FAZER JUNTOS. Não há dúvidas que grandes conquistas já vieram por meio da terceirização, e as possibilidades por tantas outras parece não se esgotar.

A demanda por qualificação e melhor utilização dos recursos parece sempre favorecer quem aplica a junção de especialidades, ou seja, a prática de terceirizar. 

Agradeço a leitura, espero que tenhamos contribuído.


Por VENEZA SERVIÇOS 23 de março de 2018
A definição de terceirização em poucas palavras é o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar determinado serviço. A terceirização no Brasil muito se difundiu ao longo dos anos, e hoje já representa cerca de 25% dos contratos de trabalho.

A terceirização traz inúmeras vantagens, que podemos citar como: foco no core business, mão de obra especializada, redução de custos com causas trabalhistas, diminuição de custos com férias e faltas, eliminação de gastos com recrutamento e seleção e muitas outras vantagens. Talvez por isso a terceirização tem atraído muitas empresas que buscam um aperfeiçoamento de sua estrutura e otimização de seus recursos, para se diferenciar no mercado que é cada vez mais competitivo.

Porém, alguns cuidados são necessários na hora de se terceirizar, veja alguns deles:

1-) Atenção com a Documentação

É muito importante ao contratar um parceiro, verificar sua confiabilidade e credibilidade, pois o mesmo terá um impacto direto em seu negócio. Algumas documentações são muito importantes, e você não deve abrir mão de solicitá-las, são elas:

  • Contrato Social da Empresa Atualizado
  • Certidões Negativas de Débitos (Estaduais, Municipais e Federais)
  • Carteira de Clientes
  • Atestados de Capacidade Técnica (Carta de Recomendação)

2-) Acompanhamento (Fiscalização)

Nossa legislação afirma que a empresa contratante também é responsável pelos funcionários contratados em formato de terceirização. Sendo assim, é muito importante um acompanhamento junto a empresa contratada para verificar pagamentos de salários e todos os direitos trabalhistas. É de vital importância também checar se a empresa contratada está realizando o pagamento correto dos pisos salariais de cada categoria.

É comum em nossa Justiça Trabalhista o reconhecimento de vinculo empregatício, quando a empresa terceirizada presta serviço de forma ilegal, condenando assim a tomadora de serviços a pagar direitos e encargos trabalhistas.

Por isso é muito importante que a empresa que vá terceirizar, pesquise antes e se certifique de que a empresa que ela estará contratando está apta a prestar aquele serviço da melhor forma.

3-) Cuidado com Preços Muito Baixos

Já ouviu aquele expressão "o barato sai caro"? Pois é, muitas vezes ela se aplica também ao mercado de terceirização. Acontece de empresas que trabalham com preços abaixo do praticado no mercado, oferecerem estas condições, porque não estão atuando de forma correta, pagando todos os direitos dos funcionários e/ou trabalhando com produtos de baixa qualidade.

Outro fator também, pode ser a não atualização e treinamento dos funcionários, ou mesmo a gestão ineficaz do quadro de funcionários não dando oportunidades de crescimento e desenvolvimento, gerando assim um descontentamento e alta rotatividade.

E rotatividade pode ser muito prejudicial para a sua empresa, uma vez que você estará sempre com troca de funcionários em seu quadro, gerando perda de informações e fluxo de trabalho.

4-) Avalie se sua Empresa Realmente Precisa Terceirizar

Nem toda empresa tem a necessidade de terceirizar. O processo de terceirização traz inúmeras vantagens que no fim se transformarão em maior qualidade e maior velocidade. Porém, podem acontecer casos de empresas que não necessitam dessa maior qualidade e velocidade.

A depender do caso, pode ser melhor consolidar uma equipe que irá dar um retorno com um prazo maior de tempo.

É terceirização é sempre muito indicada para as empresas que tem urgência em melhorar seus produtos e serviços ou precisam de maior agilidade nos processos.

Acredito que com as informações acima, você já estará muito mais seguro para avaliar quando, como e porque terceirizar.
Por Rodrigo Sales 20 de fevereiro de 2018
5 motivos para você terceirizar
Share by: