A definição de terceirização em poucas palavras é o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar determinado serviço. A terceirização no Brasil muito se difundiu ao longo dos anos, e hoje já representa cerca de 25% dos contratos de trabalho.
A terceirização traz inúmeras vantagens, que podemos citar como: foco no core business, mão de obra especializada, redução de custos com causas trabalhistas, diminuição de custos com férias e faltas, eliminação de gastos com recrutamento e seleção e muitas outras vantagens. Talvez por isso a terceirização tem atraído muitas empresas que buscam um aperfeiçoamento de sua estrutura e otimização de seus recursos, para se diferenciar no mercado que é cada vez mais competitivo.
Porém, alguns cuidados são necessários na hora de se terceirizar, veja alguns deles:
1-) Atenção com a Documentação
É muito importante ao contratar um parceiro, verificar sua confiabilidade e credibilidade, pois o mesmo terá um impacto direto em seu negócio. Algumas documentações são muito importantes, e você não deve abrir mão de solicitá-las, são elas:
- Contrato Social da Empresa Atualizado
- Certidões Negativas de Débitos (Estaduais, Municipais e Federais)
- Carteira de Clientes
- Atestados de Capacidade Técnica (Carta de Recomendação)
2-) Acompanhamento (Fiscalização)
Nossa legislação afirma que a empresa contratante também é responsável pelos funcionários contratados em formato de terceirização. Sendo assim, é muito importante um acompanhamento junto a empresa contratada para verificar pagamentos de salários e todos os direitos trabalhistas. É de vital importância também checar se a empresa contratada está realizando o pagamento correto dos pisos salariais de cada categoria.
É comum em nossa Justiça Trabalhista o reconhecimento de vinculo empregatício, quando a empresa terceirizada presta serviço de forma ilegal, condenando assim a tomadora de serviços a pagar direitos e encargos trabalhistas.
Por isso é muito importante que a empresa que vá terceirizar, pesquise antes e se certifique de que a empresa que ela estará contratando está apta a prestar aquele serviço da melhor forma.
3-) Cuidado com Preços Muito Baixos
Já ouviu aquele expressão "o barato sai caro"? Pois é, muitas vezes ela se aplica também ao mercado de terceirização. Acontece de empresas que trabalham com preços abaixo do praticado no mercado, oferecerem estas condições, porque não estão atuando de forma correta, pagando todos os direitos dos funcionários e/ou trabalhando com produtos de baixa qualidade.
Outro fator também, pode ser a não atualização e treinamento dos funcionários, ou mesmo a gestão ineficaz do quadro de funcionários não dando oportunidades de crescimento e desenvolvimento, gerando assim um descontentamento e alta rotatividade.
E rotatividade pode ser muito prejudicial para a sua empresa, uma vez que você estará sempre com troca de funcionários em seu quadro, gerando perda de informações e fluxo de trabalho.
4-) Avalie se sua Empresa Realmente Precisa Terceirizar
Nem toda empresa tem a necessidade de terceirizar. O processo de terceirização traz inúmeras vantagens que no fim se transformarão em maior qualidade e maior velocidade. Porém, podem acontecer casos de empresas que não necessitam dessa maior qualidade e velocidade.
A depender do caso, pode ser melhor consolidar uma equipe que irá dar um retorno com um prazo maior de tempo.
É terceirização é sempre muito indicada para as empresas que tem urgência em melhorar seus produtos e serviços ou precisam de maior agilidade nos processos.
Acredito que com as informações acima, você já estará muito mais seguro para avaliar quando, como e porque terceirizar.